Atenuação da Argamassa Baritada e Processos de Produção

Código: INFO-007 Marca:

Para mais informações entre em contato conosco através do telefone (16) 3916-5800 ou através do Fale Conosco

Antes de adquirir a argamassa baritada é necessário analisar equivalência de atenuação comparativa cm argamassa / mm chumbo, ou seja, para cada cm de argamassa teremos um valor em equivalência de chumbo (mmPb).
Porque este este ensaio é importante: Quando são produzidos os sacos de argamassa baritada, as quantidades de materiais a serem misturados são muito importantes pois com isso teremos o produto final sempre na densidade especificada não correndo o risco de blindagens abaixo das especificadas solicitadas.
As argamassas industrializadas que são fabricadas por misturadores horizontais e verticais com os agregados (cimento, areia, bário, etc..) homogeneizados na embalagem possuem uma densidade e qualidade superior por trabalharem com areia fina com baixíssima umidade, cimento normatizado e sulfato de bário de alta qualidade e densidade (> que 4,3 g/cm³). Este processo industrializado com a argamassa baritada homogenizada, sem a separação do cimento, gera uma argamassa de fácil aplicação, produto padronizado, menor desperdício, um melhor acabamento, atenuação adequada e economia.
Apenas para comparação, e sem mencionar fabricantes, argamassas baritada comercializadas no mercado brasileiro podem ter variações de até 50% nesta atenuação comparativa. Um exemplo claro seria enquanto um fabricante a atenuação por cm de argamassa baritada chega a 0,8 mmPb a do segundo fabricante pode chegar até 0,39 mmPb. Fique atento, nenhuma argamassa do mercado tem atenuação de 1 para 1, ou seja, 1 cm de argamassa baritada / 1 mm de chumbo.
O que causa está diferença na atenuação comparativa: a retirada de sulfato de bário da composição e inclusão de sílica ou areia para redução de custos de produção. Em algumas situações a retirada de bário acaba não gerando problemas em situações que as radiações secundárias espalhadas necessitem de pouca atenuação ou popularmente chamadas de barreira ou blindagens, mas em situações em que estas exigências são maiores, os ambientes poderão ser reprovados nos laudos de Levantamento Radiométrico conforme normas vigentes.
O rendimento de argamassa baritada por m² vai variar conforme equivalência de chumbo especificada no projeto de barreiras e blindagens realizado pelo físico médico ou supervisor de proteção radiológica. 
A massa baritada ou argamassa baritada não é tóxica, se houver a necessidade de reparos ou reformas futuras (demolições) poderá ser descartada como material de construção civil comum. Portanto é um produto ecologicamente correto que não contamina o solo , lençóis subterrâneos e áreas de mananciais.

A massa de barita (Argamassa Baritada para blindagem de Raios X) é amplamente utilizada em hospitais, clínicas de radioterapia, radiologia, medicina nuclear, ortopedia, mamografia, documentação odontológica, periodontia, veterinária, indústrias, laboratórios e centros de pesquisas.

DADOS TÉCNICOS DA ARGAMASSA BARITADA / MASSA BARITADA
A argamassa baritada GRX® possui laudo, assinado por especialista em radiodiagnóstico, com ensaios em laboratório e campo atestando sua qualidade e capacidade de atenuação das radiações ionizantes em ambientes de raios x diagnóstico, rastreabilidade com acompanhamento de produção e validação dos lotes assinados por engenheiro e químico da própria empresa. A argamassa baritada GRX® e fabricada e comercializada por empresa com certificação.
Estocagem da Argamassa Baritada: Estocar a argamassa baritada GRX® em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo empilhados, com lastros de 8 sacos, no máximo, com 20 lastros de altura num total de 160 sacos.
Validade: A argamassa baritada GRX® pode ser estocada por 330 dias a partir da data de fabricação
Cor: Marrom escuro
Segurança: A argamassa baritada / barita GRX® é ecologicamente correto e não é tóxico
Densidade: 3,2 g/cm³

Atenção: Sempre procure orientação de um profissional qualificado e credenciado.

Para mais informações entre em contato conosco através do telefone (16) 3916-5800 ou através do Fale Conosco

Selos
  • Site Seguro

GRX BRASIL LTDA - CNPJ: 04.074.444/0001-22 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade